top of page

10 dicas para fazer com que seu filho siga regras!

Olá Pessoal, Pra quem tem fluência em inglês, segue um link bem interessante para encontrar informações e dicas sobre aprendizagem e desenvolvimento: https://www.understood.org/en

E para os que não tem fluência em inglês, segue a tradução do texto de Amanda Morin, publicado no Understood.org (https://www.understood.org/…/10-tips-to-help-your-child-fol…) com dicas muito legais para fazer com que crianças sigam instruções. São dicas que servem para quem tem filho pequeno ou professores e outros profissionais que lidem com crianças pequenas ou com crianças com dificuldades de atenção!

Abraços!

10 dicas para fazer com que seu filho siga regras!

1) Peça atenção do seu filho antes de falar

Dar instruções para uma criança quando ela não está atenta a você pode fazer que os dois fracassem. Antes de dar a instrução é importante chama a atenção da criança com uma frase como: "Olhe para mim por favor. Preciso que você me escute agora." Algumas crianças tem dificuldades com aspectos não-verbais da linguagem. Por isso, ao pedir para que a criança olhe para você, em vez de pedir para olhar para os seus olhos, você também garante que ela perceba esses aspectos não verbais da linguagem. Para facilitar o processo, você também pode entrar na linha de visão da criança para falar com ela, em vez de pedir que ela olhe para você

2) Minimize distrações Uma vez que você ganha a atenção do seu filho, você não quer perdê-la! Pode ser difícil que ela ouvir e seguir suas instruções enquanto ela joga videogame ou quando a TV está ligada no fundo. Por isso minimize as distrações antes de dar as instruções. Desligue a TV. Peça para que a criança feche seu livro ou que largue o videogame. Garanta que a criança esteja olhando para você. Você pode dar o modelo desse comportamento para a criança dando também sua atenção completa enquanto falar com ela. Isso deixa claro que o que você está falando é importante.

3) Fale calmamente Pode ser tentador para você falar alto ou falar "em cima" do seu filho quando você precisa falar algo ou precisa que algo seja feito. Mas você pode capturar sua atenção melhor ao falar com uma voz mais suave. Dê instruções com uma voz calma e equilibrada. A criança pode conseguir focar melhor no conteúdo do que você tem a dizer se ela não tiver que processar o tom e o volume também!

4) Dê uma pausa Pesquisas sugerem que as crianças processam melhor o que está sendo dito a ela, e respondem mais apropriadamente, quando tem um tempo para raciocinar sobre o que foi dito. Por isso dê uma pausa de 3 a 7 segundos depois dar a instrução. A criança pode, mesmo após esse tempinho, não seguir suas instruções ou não responder sua pergunta. Nesse caso é OK repetir o que você falou.

5) Cheque a compreensão Checar se a criança entendeu o que foi dito é uma medida que complementa dar uma pausa após a instrução. Peça para a criança repetir a você o que você disse a ela. Ou peça para que ela explique as suas instruções com as palavras dela. Isso dá uma chance para que a criança faça perguntas, se tiver alguma dúvida. Também da a chance de esclarecer o que foi dito caso algo tenha sido mal-compreendido.

6) Diga, em vez de pedir. Muitos pais fraseiam as instruções da seguinte maneira: "Você poderia por favor colocar a mesa?". Ao fazer isso, seu filho pode pensar que seguir as instruções é uma escolha. Se isso ocorrer com você refraseie o que você tinha dito de modo a dizer o que a criança deve fazer em vez de pedir. Dizer "Venha colocar a mesa, por favor" pode fazer uma grande diferença.

7) Dê uma instrução por vez. Crianças mais novas com dificuldades de aprendizado ou de atenção podem ter dificuldades para seguir tarefas com diversas etapas. Você pode dizer "Por favor ponha a mesa, lave suas mãos e avise sua irmã que está na hora de comer". Assim, seu filho pode empacar depois de colocar a mesa. Sempre que possível, dê uma instrução de cada vez. Se você não conseguir dividir as instruções em passos, tente agrupar as que fazem sentido. Por exemplo, "Quando você for ao banheiro para lavar as mãos avise sua irmã que é hora de comer".

8) Numere suas instruções Ajude seu filho a conseguir seguir tarefas com várias etapas ao enumerá-las. Normalmente, pessoas conseguem estocar 4 coisas na memória de trabalho por vez. E fica mais fácil de guardá-las quando elas estão conectadas ou há uma maneira de torná-las mais memoráveis.

Dizer coisas como, "Tenho 3 coisas para você fazer", ou use as palavras primeiro, segundo, e assim por diante, até a última. Isso pode ajudar seu filho a guardar os passos da tarefa em mente, ou pelo menos lembrar que tem ainda mais coisas para fazer.

9) Seja preciso no que você disser. Crianças que tem dificuldades de planejamento, organização, ou de linguagem podem ter dificuldades com instruções vagas. Você pode achar que seu filho não está seguindo as instruções para limpar seu quarto. Mas talvez ele esteja tendo problemas para descobrir como começar a tarefa.

Seja especifico. Por exemplo, pode ser melhor que você diga: "Por favor ponha sua roupa suja no cesto, tire o lixo do chão e faça a sua cama", em vez de "Limpe seu quarto".

10) Use pistas visuais Crianças que tem dificuldades de processamento linguístico podem ter dificuldades em seguir instruções que foram faladas para elas. Considere usar pistas visuais como auxílio a instruções verbais. Por exemplo, aponte para os lugares que precisam ser limpos. Você também pode demonstrar o que está pedindo. Por exemplo: "Arrume a mesa do mesmo modo que arrumei neste lugar"

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page